Bom... Para começar, pensamos em um passo a passo, como fizemos nos posts das outras semanas, vejamos:

 

O mais recomendado é sempre seprar um lugarzinho para eles fazerem a sujeira, para dar certo, sugerimos cobrir o lugar selecionado com um tapete higiênico, que você encontra clicando aqui.

Para que todos os passos dêem certo, essa é uma parte bem importante! O local que você escolher, deve ser longe da comida ou da caminha deles, pois os pets costumam ter preferência por esses locais na hora das necessidades.

Quando ele fizer xixi ou cocô no lugar certo, mostre que ficou feliz, lhe dê carinho e dando algum petisco. Esse reforço positio irá lembra-lo de fazer sempre no mesmo lugar :)

Mas é importante também que não brigue com seu pet se ele fizer no lugar errado, especialmente se for um filhote,  pois isso causará uma falha de assimilação... eles vão ficar com medo de fazer as necessidades, ao invés de entender que fizeram no lugar errado, isso dificultará o aprendizado.

Outro ponto importante é que quando ele fizer no lugar errado, você não limpe na frente dele, isso mostra a atenção que ele gera, e pode incentivar o pet a continuar fazendo errado. Retire o pet do ambiente e ai faça a limpeza. Para facilitar a limpeza, existe o pó seca xixi, que você encontra clicando aqui.

 Caso você o pegue fazendo no lugar errado, o interrompa, leve para o lugar correto. Caso ele termine no lugar certo, use o agrado para mostrar que está feliz com o avanço, reforçar é sempre importante.

Por fim, dê um nome para a atividade de fazer as necessidades, "Fazer xixi" ou "ir ao banheiro" por exemplo. Assim seu pet assimila o nome com a atividade e se habitua com isso!

 

Por hoje é só pessoal!

 

Equipe PayPet